sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Quem não gosta? Quentinho,para um lanche delicioso.

Brioche

Receitas de outros lugares do mundo me agradam e  muito. Não são todas as receitas que me mas dá para fazer uma boa seleção. Adoro comida italiana, francesa, asiática, mexicana, americana, grega e por aí vai…. Gosto de testar novos sabores, coisas diferentes, culturas diferentes…
Tenho muitos sonhos, um deles é uma dia fazer um breve curso de gastronomia, patisserie, o que estiver ao meu alcance. Ainda não é um futuro próximo pois antes preciso ter tempo e dinheiro. Enquanto isso testo receitas na minha cozinha adorada, leio livros, pesquiso, leio blogs, faço um livro de receitas para meus filhos quando crescerem, tiro muitas fotos!
Uma vez eu li uma frase que dizia “Encontre sua paixão, nunca desista, continue procurando, buscando.” Eu não demorei muito para saber as minhas. Cozinhar é uma delas, tiras fotos é outra, ler e fazer projetos são outras. Já pensou se eu escrevesse um blog para cada uma delas? Bom quem sabe, um dia….
Adoro fazer pães!!!!! Adoro mexer com massa, sentir texturas diferentes de uma massa para outra….
Essa foi a primeira receita francesa que eu testei. Essa famosa brioche está em todo lugar da Inglaterra. Sempre quis fazê-la eu mesma.
Ela fica bem fofinha e amanteigada, melhor do que a que compramos no supermercado, adorei. Com certeza seria melhor  prepará-la se eu tivesse uma boa batedeira para bater massas, se você for fazê-la do modo manual que nem eu fiz, se prepara porque faz uma verdadeira bagunça!!! A própria Rachel Khoo diz.
Receita por Le Cordon Bleu, encontrada no blog da Rachel Khoo
Ingredientes: 
250g de farinha de trigo
6g de sal
25g de açucar
3 ovos
1 sache de fermento para pão
12ml de leite morno
125g de manteiga fria, em cubos
Eggwash
Faz 1 pão grande ou 12 pãezinhos
Modo de preparo: 
Misture o leite morno (não quente, se não vc “matará” o fermento) com o fermento e deixe de lado. Em um bowl adicione a farinha, faça um centro no meio e adicione os ovos e a mistura com o fermento. Misture devagar. Adicione o sal e o açucar. Amasse por mais ou menos 15-20 minutos até a massa ficar elástica (como uma goma de mascar). Adicione parte da manteiga em cubos, continue amassando até a manteiga incorporar na massa (aí vem a parte da bagunça, se prepare, você precisa trabalhar a massa rápido se você estiver fazendo manualmente), adicione o resto da manteiga e continue amassando até você ter uma massa elástica suave.
Coloque em um bowl e cubra com papel filme e deixa descansar por 1 hora. Então divida a massa em 12 bolas iguais. Modele as bolas no formato de uma “boneca russa” (eu não sei fazer esse formato com a massa, então deixei elas no formato de bolinhas). Coloque os pãezinhos já modelados em uma forma de muffin ou em forminhas próprias para brioche (não sei onde achar aqui no Brasil). Cubra com papel filme e deixe durante a noite na geladeira.
No dia seguinte, retire a brioche da geladeira e pincele os pãezinhos com eggswash (que nada mais é que uma mistura de 1 ovo batido com um poquinho de água e sal). Pré aqueça o forno em 180C. Coloque os pães no forno e reduza a temperatura para 160C. Asse por 10 a 15 minutos ou até ficarem bem douradinhos.
*se vc estiver fazendo um pão siga as mesmas instruções mas asse por 45 minutos.
Parfait!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog