sexta-feira, 15 de junho de 2012

Trair é Normal?


Pessoas que inventam teorias e desculpas para justificar a traição, e dizer que é natural do ser humano.


Todos nós sabemos que o ser humano tem instintos. Vários deles vindos de tempos remotos que permanecem com a gente, e que nos fazem estar próximos aos outros animais. Matar, brigar por território, se exibir, roubar, enfim, várias coisas que nossa sociedade viu que não era certo e criou um conjunto de leis e regras para nos proteger e mostrar que é errado. Nossa educação de hoje, sabe muito bem o que é bom e o que é ruim.

Dentre tantas coisas que sabemos que é ruim e que podem estar em nossos instintos, trair é uma delas. No caso dos homens isso está mais evidente do que nas mulheres. Alguns homens usam o instinto (isso pode acontecer com mais evidência nas mulheres no período fértil), o desejo deles de fazer sexo, como necessidade fisiológica, para ter uma desculpa para traição.


O que eu quero dizer, é que também está no instinto dos homens por exemplo, matar, mas nem por isso saímos matando por aí. Nossa sociedade criou uma forma de interagir um com os outros  bem harmônica. Temos o casamento, que foi uma forma segura de formar uma família, e com isso surgiram valores sólidos que respeitamos para que possamos viver em sociedade certo? Dividir coisas, emprestar e devolver coisas, possuir bens, ajudar ao próximo, são várias coisas que nossa sociedade faz desde muitos anos, que são tidas como aquelas coisas que ajudam a gente a se desenvolver como ser humano. Algumas sociedades são diferentes em alguns costumes, mas estamos falando especificamente da que vivemos

Namoro

O que é um namoro?
O namoro serve para duas pessoas que se gostaram de certa forma, se conhecerem melhor e saber se realmente elas servirão para um relacionamento futuro mais sério, como o casamento. De uma forma bem "antiquada", o namoro seria assim. Existem algumas variações hoje para o que seja um namoro, mas no fim das contas, tudo se resume a isso.



Algumas "regras" são pré estabelecidas pelo casal com relação ao namoro, e sabemos que traição é uma regra que estará em todos os namoros como algo ruim, que não deve ser cometido. Num casamento então, quando duas pessoas estão morando junto, e que ambos dividem a confiança e tudo mais que podemos dividir, uma traição é inaceitável.

"ah, mas a carne é fraca"
"mas está no instinto"

Ora, várias outras coisas que estão em nossos instintos, que não fazemos para que possamos ser diferentes dos animais, e para que uma relação entre uma pessoa e outra, ou uma pessoa e a sociedade, se torne harmônica e menos "animal" existem por algum motivo. Se foi conversado desde o início que fulano não quer ser traído (é claro que ninguém quer), então você traí-lo estará botando tudo a perder, estará quebrando a confiança, magoando, fazendo tudo o possível para que essa relação se destrua. Quem jogou fora a relação foi você.

Desculpa Esfarrapada
 
Não tente colocar a desculpa nos instintos, porque todos os instintos são controláveis. Todo homem trai? Não! Eu ficaria horas citando exemplos de homens e mulheres que não traem. Tudo está na formação do caráter de cada um, e da má formação do mesmo.

O que eu quero deixar claro aqui neste post, é que instinto animal não é desculpa para cometer uma traição. Não existe fraqueza da carne, porque se fosse assim, estaríamos roubando por aí, para nos alimentar quando sentimos fome. É claro que uma traição, você não vai pra cadeia, não tem uma punição maior, e pode esconder por mais tempo, ainda sabe que pode usar os sentimentos da pessoa traída para que ela permita que você fique. Covardia!

Se tem desejos de beijar, transar,  mas tem um compromisso, faça isso com quem você tem um laço, ou rompa tudo de uma vez por todas, pra não ficar fazendo ninguém de otário enquanto você quebra as regras e a confiança certo? Se você soubesse que seu casamento já era quando você traísse, você arriscaria a traição? Não faça com os outros o que não quer que façam com você!

Como Agir Diante de Uma Traição




Algumas dicas de como devemos agir quando descobrimos que fomos traídos


Aqui vai um pequeno texto com algumas dicas importantes e reflexões no momento da traição. Geralmente as pessoas perdem a cabeça e acabam prejudicando a si mesma, indo a loucura e fazendo coisas que certamente se arrependem depois.



*Manter a calma
O Primeiro erro de quem é traído, é expressar que toda sua raiva saia ecom isso, perde a razão. Não se esqueça que em primeiro lugar, é você quem tem a razão. Precisamos lembrar de que nós erramos também, e que podemos ter sido responsáveis pela separação. Então, a primeira coisa a se fazer, é manter a calma ao máximo possível, e ouvir o que o outro tem a dizer.







*Jamais procure a outra (o outro)
Se você foi traído, a pior escolha é ir atrás de quem você acha que foi o responsável pela sua desgraça. Lembre-se que a única pessoa culpada nisso tudo, é quem decidiu te  trair. Mesmo que o argumento seja que a outra pessoa foi "seduzindo", isso tudo é papo furado. Quando não queremos fazer algo errado, não fazemos. Já pensou se a gente fosse seguir nossos instintos toda vez que ficamos bravos, e saíssemos matando por aí? A outra pessoa não tem nada a ver com o fato de que a relação de vocês estava uma droga - ou de que ele/ela era um canalha e quis ficar com outra. Costuma acontecer ainda, da outra  pessoa nem saber que vocês eram casados até que o erro tenha sido cometido.
 
* Não se Faça de Vítima
A primeira coisa que uma pessoa traída faz, é contar pros amigos da injustiça que passou. Reflita neste momento se você não tem culpa nenhuma do que aconteceu, se você acha que não fez nada de errado pra que a relação de vocês tivesse se tornado ruim. Contar pros amigos mais próximos é bom, mas só se forem de confiança, ou se for inevitável, como um casamento de anos que não vai mais se sustentar depois disso. Evite ficar chorando pelos cantos e com todo mundo que você encontra, isso incomoda e afasta as pessoas de você, no momento que você mais precisa delas.


*Pense duas vezes antes de perdoar
Uma das coisas mais comuns nos casamentos de longa data, são traições que acontecem uma vez, e se repetem anos depois. É difícil que se uma pessoa tem o hábito de mentir, que não cometa novamente. Se você decidiu perdoar, e viu realmente o arrependimento nos olhos dessa pessoa, é bom que passe a ficar de olho aberto, e tentar ao máximo participar das atividades da pessoa amada, para que não aconteça novamente. Infelizmente é aí que eu digo que a confiança da relação vai por água abaixo.


*Se perdoou, não relaxe 
 Outra coisa que complementa o texto acima, é que depois de se perdoar, (geralmente são as mulheres quem perdoam mais), simplesmente você deixa que a relação volte ao ponto onde ocorreu a traição. Se você não mudar a atitude, não mudar a rotina, não trabalhar nessa relação, não se cuidar, começar com brigas, saiba que tudo poderá se repetir.
 

*Não fale mais nisso 
Uma vez "perdoada", evite o assunto. A traição vai se tornar um fantasma na relação de vocês, portanto, se você perdoou, quer dizer que colocou uma pedra em cima. Se não foi capaz de esquecer, quer dizer que você não estava pronta pra continuar esse relacionamento, e ele deveria terminar faz muito tempo. Tenha certeza que você estava pronta para perdoar, e quando vocês brigarem, evite trazer este fantasma de volta na vida de vocês.

*Se for necessário,aceite o fim

Se acabou, não tente remoer o que não existe mais. Quando uma traição ocorre, é porque tinha algo de errado. Não tente se humilhar nem fazer papel de boba, pois, só vai piorar a situação. Nada do que você fizer neste momento, será bem pensado, e você precisa agir com maturidade , e entender que nem sempre as coisas podem ser do jeito que queremos. Quando alguém não quer mais a gente, temos que olhar para frente e deixar o resto no passado. Se essa pessoa tiver que ser sua, ela será, e você não será

 
 

Arquivo do blog