Profissões

 As 10 Profissões com futuro

A Revista “VISÃO” fez uma pesquisa junto a universitários, empresários e especialistas sobre os setores com futuro. O resultado com as dez profissões que terão mais sucesso no futuro serão:

1. Engenheiro de redes informáticas
2. Gestor de relações com clientes
3. Engenheiro de Novas Energias
4. Fisiologista de controle de peso
5. Formador (Professor)
6. Jurista de propriedade intelectual
7. Gestor I&D na ind. farmacêutica
8. Técnico Gerontologia
9. Chefe de Cozinha
10. Produtor Cultural Independente
Aproveitando a oportunidade conheça o site: FORMAÇÂO INTERNACIONAL


 Profissões em alta em 2011 (2012, 2013, 2014…)


Veja que profissões estarão com alta demanda do mercado

Engenheiro
É consenso do mercado: está faltando engenheiro no Brasil. Pesquisas indicam que existe hoje uma deficiência de 50 mil profissionais por ano. Para abastecer o mercado, as empresas estão repatriando profissionais e buscando estrangeiros para preencher vagas especializadas. As ofertas estão por todo lado: óleo e gás, energia, infraestrutura, é só pensar que tem alguma empresa contratando. E pagando bem.

Geólogo
O pré-sal e o setor de mineração estão em busca de profissionais capacitados para início imediato. Será que as palavras Petrobras e Vale dizem alguma coisa?

Gestor de Projeto
Profissionais de Project Management, o título em inglês, estão em alta demanda. Podem cuidar da implantação e acompanhamento de projetos dentro da empresa. Ou ainda acompanhar o processo de mudança dentro da estrutura organizacional das empresa, cuidando para que seja vista de forma positiva. Com trabalho e com o tempo, podem transformar a mudança em cultura. Ponto para o profissional e para a empresa.

Gestor de Inovação/Conhecimento
Áreas tidas como back off da empresa, como TI e Recursos Humanos, querem mostrar valores agregados. Segundo os gurus do mercado, nos próximos quatro anos haverá um total de 4 mil novas posições que não existiam e que surgirão a partir dos processos de mudança. Portanto, quanto mais conhecimento, maior capacidade de inovação, melhor.

Gestor de risco
Esse profissional nem sempre faz parte da operação, mas pode apostar que estão no conselho de RH, na governança da companhia. Empresas que não percebem rapidamente as mudanças do mercado podem ficar para trás. E esse gestor tem obrigação de apontar o caminho, mostrar que ninguém mais faz apenas uma tarefa e ajudam a tomar as melhores decisões.

Gerente/Analista de Serviços Quantitativos
Ótima vaga para matemáticos, estatísticos e profissionais que utilizam análise para leitura dos dados. Esse profissionais precisar perceber, absorver informações e buscar certos padrões para ajudar o cliente a tomar decisões muito melhores. Antes, esse trabalho era baseado apenas em experiência. Lembra?

Desenvolvedor de Negócios
Consultorias apontam crescimento acima de 60% na busca por esse profissional. A demanda continua aquecida nos próximos anos. Por quê? O desenvolvedor é responsável por abrir portas, buscar oportunidades e novos negócios. Empresas de varejo que querem ampliar vendas precisam contratar um. Para garantir o futuro, network é a palavra-chave.

Analista/Gerente/Coordenador em Comunicação
A estrutura da área de Comunicação ganhou muita importância. Dá para entender: estamos falando da imagem da companhia e de como ela quer ser vista, qual sua mensagem. Empresas que têm um gerente de Comunicação buscam mais analistas. Se a área não está organizada, é preciso contratar um coordenador. E se a ideia é melhorar o serviço, vamos atrás de um gerente. Percebeu?

Técnico/Especialista
Em tudo, mas principalmente em mineração, óleo e gás, energia, infraestrutura, serviços, varejo, pesquisa e desenvolvimento. O país está crescendo rapidamente e esses profissionais de nível médio vão usar seu conhecimento para empresas que, brevemente, estarão batendo recorde de produção e exportação.

Médico/Fisioterapeuta/Especialista em Saúde
Na verdade, todos os profissionais ligados ao conceito de bem estar e de viver com mais saúde e equilíbrio terão lugar no mercado. A área de prevenção de doenças cresce à medida que as pessoas vivem mais. Profissionais do chamado home care vão cuidar de uma população mais idosa tanto aqui quanto lá fora.


(Época Negócios)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog