Psicoterapia

O que é psicoterapia?

Psicoterapia é o nome dado ao trabalho clínico em Psicologia, ou seja, a aplicação prática de conceitos de determinada corrente de pensamento psicológico. Cada linha psicoterápica difere das demais por ter uma forma de compreender o homem e o mundo que lhe é própria e que determinará a maneira de seus profissionais conduzirem o trabalho terapêutico.

Minha atuação,tem como foco a Abordagem centrada na pessoa”(ACP) de:Carl Ransom Rogers


(08 de janeiro de 1902, Oak Park, Illinois, EUA - 4 de fevereiro de 1987, La Jolla, Califórnia, EUA).

Carl Ransom Rogers, Psicólogo norte-americano que foi o primeiro a gravar sessões psicoterapêuticas, com as devidas permissões de seus pacientes, tornando possível o estudo objetivo de um processo eminente subjetivo.

Em consequência, foram feitas algumas constatações até então impensadas, como a de que o motivo da melhora dos clientes ocorria independente do motivo pelo qual os terapeutas acreditavam.


Sua dedicação à construção de um método científico na psicologia foi reconhecido por prêmio da Associação Americana de Psicologia, da qual também foi eleito presidente, em 1958.

Seus métodos científicos estão descritos em livros traduzidos no Brasil como "A Pessoa como Centro" e "Um jeito de ser". “Subvertendo” a “relação de poder” terapeuta-cliente (decorrente do pressuposto, até então, de que psicólogos e psiquiatras é que detinham o conhecimento da subjetividade de seus pacientes)seu trabalho "suberteu" também outras áreas, o que só se tornou visível para o próprio Rogers após décadas de atividades, como relatou em uma de suas últimas e melhores obras, “Sobre o Poder Pessoal” – livro em que traça, por exemplo, um paralelo entre suas descobertas e as de Paulo Freire e de sua “pedagogia do oprimido”. Fruto de suas pesquisas, sistematizou o método da “Terapia centrada no cliente” que depois evoluiu para a “Abordagem centrada na pessoa”(ACP), mas ele próprio afirma que seu objetivo nunca fora criar um sistema próprio de psicoterapia e sim estudar os critérios necessários para a evolução da psicoterapia científica como um todo.
É considerado um precursor da psicologia humanista e criador da linha teórica conhecida como Abordagem Centrada na Pessoa (ACP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog