terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Morte de Kim Jong-il

Centenas de militares e norte-coreanos acompanham funeral de Kim Jong-il
Kim Jong-il, que morreu em 17 de dezembro vítima de um ataque do coração


Centenas de militares e cidadãos norte-coreanos compareceram nesta quarta-feira ao funeral do ex-líder do país, Kim Jong-il, realizado no Palácio de Kumsusan, segundo imagens divulgadas por uma rede de televisão local.

No interminável desfile realizado diante do corpo do ex-ditador, era possível ver grupos de mulheres em trajes militar chorando copiosamente.

Nos corredores do palácio, fileiras de soldados esperavam para entrar na sala onde estava Kim Jong-il, que morreu em 17 de dezembro vítima de um ataque do coração, segundo a versão oficial. Seu corpo foi exibido durante nove dias em Kumsuman, no mesmo local onde se encontra o mausoléu com o corpo de seu pai, Kim Il-Sung, que governou o país e morreu em 1994.

Embora os meios de comunicação da Coreia do Norte não tenham dados detalhes sobre como será as homenagens fúnebres a Kim Jong-il, especula-se que os rituais serão parecidos aos realizados para homenagear seu pai.

Naquela ocasião, o corpo do ex-líder foi levado num cortejo pelas ruas de Pyongyang que foi acompanhado por milhares de pessoas. Os rituais fúnebres que começaram nesta quarta-feira serão encerrados quinta-feira, quando está previsto uma homenagem em todo país.

A população manterá três minutos de silêncio e todos os trens e navios da Coreia do Note irão disparar suas sirenes ao mesmo tempo, segundo a agência de notícias KCNA.

Arquivo do blog